quarta-feira, 10 de março de 2010

Heroi

Ontem o meu filho deixou-me com um nó na garganta.
Como anda medroso de ir sozinho para a cama, enfia-se na minha na expectativa de que lá possa dormir, e ter companhia.
Ontem fiz-lhe a vontade e como estava de rastos acompanhei-o, estava eu a meter-me na cama enquanto ele discorria uma lenga-lenga sobre super herois, que sinceramente não acompanhei, nem tão pouco me suscitou interesse porque percebi que era uma "coisa" lá dele, mas quando falou comigo senti as lágrimas chegarem-me aos olhos, porque me revi nas suas palavras, quando me disse:
"O papá é o meu heroi."
Eu sei que não devia, mas a primeira coisa que pensei foi: eu também pensei o mesmo durante 30 anos e foi o meu heroi que me deu a minha maior desilusão.
Os herois não existem, são meras figura de ficção que criamos nas nossas cabeças porque necessitamos de guias.
Quando criamos uma imagem "imaculada" de alguém, muito em breve iremos entender que essa imagem que criamos não passava de um desejo, os herois têm medos, pés de barro, telhados de vidro, no fundo não são mais do que homens e mulheres, que erram e pecam.
Tenho o meu marido em boa conta, e espero que nunca faça ao meu filho o mesmo que o meu pai me fez a mim...quebrar-lhe os sonhos, a ilusão.
Espero que nem o pai, nem a mãe o tornem cínico ou desacreditado e que possa acreditar nos seus herois para sempre.

4 comentários:

FATifer disse...

Pelo que já li de ti por aqui não vejo porque poderás ter medo que tu ou o teu marido alguma vez causem grandes desilusões ao vosso filho (por mais que não tenha todos os factos não me sentiria bem se não o dissesse porque foi o que senti depois de ler o que escreveste).

Concordo com o que dizes sobre o s heróis mas não só acho que o teu filho tem muito tempo de chegar a essa conclusão como desejo que possa conclui-lo da forma mais indolor possível… sou da opinião que nunca se deve eliminar totalmente as ilusões. Mesmo que racionalmente saibamos “a verdade” podemos sempre alimentar certas ilusões porque sim…

Acredito que terás a força de continuar a ser um exemplo para o teu filho, porque sim ;)

Beijinho,
FATifer

Gata2000 disse...

FATifer - Só para te ler, já valeu a pena ter vindo aqui.
Caramba homem, estou aqui que não posso, com o nó que se me pôs na garganta!!
E concordo contigo quando dizes que devemos ter ilusões, no dia em que as perdermos a todas, perdemos a inocência.

Obrigada! Beijinhos

TM disse...

Sabes Gata... eu também não acredito em princípes é não é que tenho um só para mim?
Na verdade lamento imenso o que aconteceu entre ti e o teu pai... mas concordo com o que já foi dito, não acho nada provável que semelhante coisa aconteça com o teu Xani... é que algo me diz que ele tem uns pais fantásticos...

Gata2000 disse...

TM - Ai que babada que eu estou!!! Acho que vou começar a escrever mais destes textos lamechas, só para ouvir dizer que sou fantástica!
Beijinhos grandes para ti e para o teu principe, e já agora...uma princesinha, para quando?