quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aproxima-se o Natal




Gosto tanto de ser fútil nesta altura do ano!

Passo o ano todo a preocupar-me com as lavagens, as limpezas, os cozinhados, se o meu filho está a crescer bem, se o meu marido vive feliz, se o meu trabalho está a ser bem desempenhado, se a minha mãe consegue aguentar as responsabilidades que a vida lhe entrega, se o meu avô consegue recuperar do processo de senilidade acelerado que o abateu em demasia, se a minha cadela tem as atenções que merece, se os meus amigos estão bem, se a minha família tem saúde, enfim, uma canseira diária.

Quando chegamos à altura do Natal gosto de pensar nos outros, naturalmente, é a altura que mais prazer me dá ter a família reunida, que continuo a querer que o faça em minha casa, mesmo sabendo o trabalho que acarreta o jantar da noite de Natal - embora tenha na verdade a preciosa ajuda da mãe e da sogra - somos já 12 à mesa, mas faço questão de os ter todos por perto.
Adoro pensar nos presentes que vou dar a cada um, ponho amor em todos, os que faço e os que compro, se bem que este a partir deste ano parece-me que os hábitos vão ter de se alterar, para quê comprar tanta coisa que acabamos por muitas não gostar e não ter utilidade.

Pareço uma criança na altura do Natal, a árvore encanta-me com os seus ramos enfeitados, cada estrela traz-me lembranças de tempos passados, cada bola faz-me pensar nas pessoas que amo, o riso constante do meu filho enquanto com a ajuda do pai enfeita a árvore - porque esta é uma tarefa / ritual dos homens da casa - enquanto eu trato da decoração do resto da casa, as velas, os anjinhos, as botas dos presentes. Os cheiros dos fritos que me levam até à infância e aos sonhos e rabanadas das minhas avós.

Enquanto brincávamos no carro um destes dias, eu dizia ao meu marido como tinha sido uma esposa perfeita, imitando um qualquer anúncio da radio, em que a divinal esposa pede as suas prendas de Natal, o meu filho diz-me: "Mamã, a minha prenda para ti vai ser um vestidinho."

Querido amor meu, conheces bem a mãe que tens, sabes que nesta altura a futilidade baixa em mim, e de que maneira, adoro presentes que me tornem mais mulher, perfumes, maquilhagem, roupa e móveis para alindar a minha casa, mas em particular, trapos! Sou dada a trapos!

Para que não restem dúvidas, meus amores, aqui ficam umas dicas, várias para terem por onde escolher, não se acanhem!!!






6 comentários:

FATifer disse...

O natal nunca foi uma festa assim tão importante na minha família… talvez gostasse de ter um mesa cheia como descreves mas nunca foi esse o hábito (por circunstâncias várias)…

Não tenho razões para duvidar que não mereças que te ofereçam os trapos todos que gostas! (e os que não te oferecerem ofereces-te tu!) ;)

Beijinhos,
FATifer

BlueVelvet disse...

Eu também e as tuas escolhas são do maior bom gosto.
Espero que recebas tudo o que queres.
Beijinhos

TM disse...

Já estive prestes a escreve uma carta ao meu Pai Natal.... dá cá uma vontade... :$

Gata2000 disse...

FATifer - Merecer, mereço, pois com certeza!Mas este ano, por muita vontade que tenah de ter coisas bonitas, acho que é hora de sermos contidos. Pela minha parte, vou fazer as minhas prendas, dar-lhes valor pessoal e emotivo em vez de valor monetário. Já no que respeita à mesa, aí não abro mão!!!

Beijos

Gata2000 disse...

BlueVelvet - Desde que a minha familia esteja por perto e com saúde eu vou ter tudo o que quero, se pelo meio vierem uma coisinhas lindas, melhor!!!

Beijos grandes

Gata2000 disse...

TM - Eu vou escrever, mas não é para mim, é para o pirralho, e quem sabe, já que estou com a mão na massa...