quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Como vai a saúde em Portugal

"Portugal tem dos piores sistemas de cuidados de saúde europeus.

Portugal surge em 26º lugar numa classificação dos sistemas de cuidados de saúde em 31 países europeus, divulgada em Bruxelas pela organização "Health Consumer Powerhouse", que sublinha o deficiente acesso aos tratamentos e tempo de espera.

Com um total de 507 pontos em 1000 possíveis no conjunto de 34 indicadores de desempenho divididos em seis categorias, Portugal é o quarto país da União Europeia com pior resultado, surgindo na lista apenas à frente de Roménia e Bulgária, da Croácia e Macedónia (dois países candidatos à adesão à UE) e da Letónia, última classificada numa lista liderada pela Holanda."
(Notícia publicada hoje no JN)

Quando li a notícia mal pude acreditar, então não é que estes senhores de Bruxelas perceberam aquilo que nós portugueses já perecebemos há tanto tempo que tivemos de iniciar o processo de "comprar" saúde.

Eu - Tive de acabar com o seguro de saúde porque o dinheiro começou a ser escasso.
Amigo norueguês, a viver a Noruega - Mas porquê ter seguro de saúde, o vosso sistema de saúde público é mau?
Eu - Tão bom como o do seguro de saúde, os médicos são os mesmos, por isso não me custou nada acabar com ele, custou mais mandar a mulher a dias embora.

Ou seja, em vez de recorrer ao sistema de saúde nacional, para o qual pagamos os nossos impostos, começámos a ter em paralelo seguros de saúde, que nos garantem um melhor e mais rápido atendimento, mas não são os médicos dos seguros privados, os mesmos que nos atendem no público?

E ainda assim:

Amigo-Sr. Dr. desde que me fez a cirurgia para retirar o sinal que tinha atrás da orelha que tenho tido dores e incomoda-me este alto que aqui ficou.
Médico de uma clinica privada, a quem o meu amigo pagou através do seguro para lhe retirarem um sinal - Se não está contente com o serviço não vale a pena ser consultado. Bom dia.
E saiu da sala.

Começo a perceber porque vão os portugueses da raia aos hospitais em Espanha, a experiência que tive em Sevilha foi das melhores, embora até hoje também não me possa queixar do tratamento que tenho tido nos Hospitais portugueses, mas o meu avô por exemplo, está há 10 anos à espera de ser operado ao joelho, e há mais de 5 à espera de um transplante de córnea.

E assim vai a saúde em Portugal.

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

O melhor seguro de saúde em Portugal é não adoecer. Se isso acontecer, ajuda tornar-se religioso! Beijoca!

Dudaninha disse...

Giro é também quando a seguradora aprova uma intervenção cirurgica depois de observação detalhada de uma série de exames e relatórios médicos, se compromete a suportar 80% dos custos e depois quando chega a conta do hospital torna a pedir toda a papelada (que supostamente tem em seu poder desde o início do processo) para avaliação e aprovação! Mandei-os à fava e paguei... agora, bem agora não tenho mesa nem cadeiras da cozinha, não tenho um aspirador em condições, não tenho estantes para pôr os livros nem suportes para as toalhas mas espero ter saúde!

Gata2000 disse...

Rauf - O que eu acredito em Deus!!!

Gata2000 disse...

dudadinha - nunca mais voltes a fazer intervenções cirurgicas, fazem mal à saúde e ao bolso!