quinta-feira, 10 de março de 2011

Livro do Mês




"Baseando-se em factos reais, José Rodrigues dos Santos traz-nos desta vez uma obra sobre Moçambique, os portugueses, a guerra colonial e, sobretudo sobre o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.

A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo.

No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato.


Chamam-lhe o Anjo Branco.


Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.

Inspirado em factos reais e desfilando uma galeria de personagens digna de uma grande produção, O Anjo Branco afirma-se como o mais pujante romance jamais publicado sobre a Guerra Colonial – e, acima de tudo, sobre os últimos anos da presença portuguesa em África.

José Rodrigues dos Santos, dando prova da sua já conhecida e reconhecida capacidade de renovação constante, continua a surpreender. Com efeito, no seu novo romance, adopta um registo mais intimista e revela outra faceta aos seus muitos leitores, numa atitude de desassombro e coragem que não deixará de empolgar e até emocionar.
Este é um livro que todos os portugueses sentirão como muito próximo – pelas experiências, pelos acontecimentos narrados, pela repercussão dos factos."

Adorei o livro, e achei realmente curioso ser a história do pai do escritor, que vida a do senhor, uma inspiração.

2 comentários:

FATifer disse...

Já me disseram que o sr escreve bem mas eu tenho um problema, quando embirro com a pessoa não consigo prestar-me a ler o que escreve (muito menos a dar-lhe dinheiro pelo livro). O autor desse livro foi perdendo toda a consideração que tinha por ele ao ponto de nunca ter comprado nenhum livro dele. Assim não poderei confirmar a tua opinião mas aceito-a, ainda bem que gostaste.

Beijinhos,
FATifer

Gata2000 disse...

FATifer - Eu nunca tinha lido nada dele, mas deste fiquei fã, mas percebo-te perfeitamente :)