quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Feriados

Ouvi dizer que o Governo quer alterar os feriados que calhem durante a semana para as segundas ou sextas feiras.
Se dá jeito? Pois acredito que sim, mas faze sentido?
Que sentido faz irmos festejar o 25 de Abril no dia 29, ou o 5 de Outubro no dia 6?
Absolutamente nenhum.
Entre alterar as datas dos feriados e extingui-los, seria preferivel extingui-los, de qualquer forma as crianças já nem sabem a que se referem.
Um deste dias fui ao forte de Peniche com o meu filho, ele tem 4 anos eu sei, mas sou da opinião que é de pequenino que se aprende e quando crescer vai saber que houve um dia um diatador que suprimiu liberdades, que prendeu e tortorou apenas por diferenças ideologicas.
Dizia eu que na visita que fiz à antiga prisão do Estado Novo ouvi um filho a falar com o pai, o miudo tinha talvez uns 8 anos e olhava para um cravo:
- "Pai isto é o simbolo do 5 de Outubro?" - além do mais não devia saber ler, está escrito 25 de Abril pela sala
- "Não, o cravo é o simbolo do 25 de Abril"
- "Ou isso, é a mesma coisa"
O pai não ocorrigiu e não lhe explicou que entre a data da implantação da república e a da libertação da tirania havia uma diferença substancial.

6 comentários:

FATifer disse...

Quanto aos feriado, estou de acordo, se o dia tem significado ou se festeja no dia ou perde-se o significado mas isto pensamos nós os seres pouco práticos e inimigos da produtividade nacional que é sem dúvida muito afectada pelas muitas pontes que os cidadãos deste pais fazem (sim que nós baldamo-noss ao trabalho nem temos de usar dias de férias nem nada!).

Quanto ao episódio que relatas… já não é mau o pai conseguir distinguir (ou será que distingue? Se calhar só sabe ler, como apontaste…). É triste… e não digo mais que o resto tu sabes tão bem ou melhor que eu!

Beijinhos,
FATifer

Goldfish disse...

Eu dei-me ao trabalho de contar os feriados da Holanda - têm pr'aí 4% de taxa de desemprego, o ordenado mínimo anda nos 1400€ e muitos trabalham 4 ou até 3 dias por semana - e a diferença, naquele ano, era de 2 ou 3 dias menos. Ai, é verdade, eles têm 26 dias de férias por ano, até mesmo se faltarem com atestado de doença. É só fazer as contas, já dizia o outro...


P.S. - mas tu achas mesmo que a maioria saberá a diferença entre a implantação da república e o fim da ditadura?!?

Gata2000 disse...

FATifer - Mas tu acreditas que o problema do país é a falta de produtividade?
E acreditas também que, caso seja positiva a primeira pergunta, alterar os dias feriados vai alterar essa situação?
Eu trabalho mais horas do que era suposto, e nas que trabalho dou o litro.
Não falto para ficar em casa a bezerrar, se estiver doente o mais certo é trabalhar de casa, não tenho tiro a pontes, mas sempre que preciso sair para fazer alguma coisa do foro privado nunca mo foi impedido.
O meu trabalho é feito a tempo e horas e a gestão do horário de trabalho é da minha exclusiva responsabilidade, serei eu diferente dos outros?
Não me parece :)

Beijinhos.

Gata2000 disse...

Goldfish - Mas a Holanda dizem, é um país civilizado :)

Se os filhos dos outros não sabem a diferença entre a implantação da república e o 25 de Abril, é coisa para me entristecer, mas certamente não um exemplo a seguir.

Beijinhos.

FATifer disse...

Minha cara, das duas uma, ou o teu uso da ironia é ainda mais sarcástico e mordaz que o meu, a ponto de pôr em causa que seja de facto ironia, ou então não entendeste que a primeira parte do meu comentário é em tudo sarcástica e irónica. Com bem sabes que os políticos adoram falar de produtividade embora não façam qualquer ideia de qual o seu significado! Pergunto-me quantos deles saberão distinguir eficiência de eficácia (já que quase todos usam ambos como sinónimos).

Penso que concordarás que (infelizmente) nem todos os trabalhadores deste país são responsáveis como tu para lhe ser entregue a responsabilidade de gerirem o seu horário de trabalho mas se continuarmos a tratar as pessoas como crianças elas nunca deixaram de o ser…

Beijinhos e bom fim-de-semana,
FATifer

Gata2000 disse...

FATifer - Ora nem mais, eu não teria dito melhor :)

Beijos