terça-feira, 27 de outubro de 2009

Discurso na 1ª pessoa #1

Aceitei o desafio de integrar a lista à Assembleia de Freguesia de C pelos laços de amizade que me unem ao Pedro A., e pela grande fé que tenho nas suas capacidades, como pessoa e como político.

Tive orgulho em juntar o meu trabalho, o meu empenho e dedicação aos que ao lado do Pedro tentaram calcorrear os cerca de 6.5 km2 de área da freguesia fazendo o impossível por chegar à fala com os cerca de 26.000 residentes de C., ouvindo as suas preocupações, auscultando as suas angústias, percebendo os seus problemas.

Não foi por amor à camisola, mas antes por acreditar que o programa que apresentámos era muito superior aos apresentados pelos nossos adversários, e por ter a perfeita convicção de que seriamos melhores na condução do destino da freguesia do que aqueles que o fizeram nos últimos 4 anos.

Com grande orgulho dei a cara por um projecto que visava:

- Uma maior transparência na gestão autárquica;
- A criação de espaços de lazer e apoio a idosos;
- A ocupação permanente dos tempos livres de crianças e adolescentes;
- O combate ao sedentarismo criando ciclo vias e circuitos de manutenção;
- A divulgação de boas práticas energéticas de forma a diminuir consumos e melhorar o ambiente ao mesmo tempo que permite maximizar o rendimento do agregado familiar.

Foi com base neste projecto que fomos eleitos, e é com base neste projecto que temos de delinear a nossa estratégia de oposição responsável. Devemos ter em conta que não ganhámos as eleições, a escolha dos fregueses fez-se através do direito de voto, e eles escolheram maioritariamente outros projectos, outros candidatos, mas não podemos também defraudar os 35% de eleitores que apostaram em nós e nos deram a sua confiança.

Não acredito que nos seja proposto um qualquer lugar no executivo, embora caso o seja, sou da opinião de aproveitar, não há melhor maneira de saber exactamente o que se passa dentro do convento, se não estivermos lá dentro, não sei quais são neste momento as directivas do partido neste sentido, no entanto esta é e sempre foi a minha visão.

Enquanto oposição na assembleia de freguesia creio ser nossa obrigação ter sempre em primeiro lugar os interesses dos fregueses, só depois deverão estar os interesses do partido, assim é minha convicção que as propostas apresentadas, seja por que força política for que tenha como corolário a resolução de problemas da freguesia, ou a melhoria da qualidade de vida dos fregueses deverá ter uma apreciação da intenção de voto bastante cuidada por parte da bancada.

Gostaria de dar os parabéns a todos os que se esforçaram nesta campanha, embora não tenhamos ganho sabemos que nos empenhámos na prossecução do nosso objectivo, não foi suficiente, teremos de fazer melhor na próxima. Queria deixar uma palavra de especial apreço à Eugénia, a quem tantas e tantas vezes não lhe reconheci o mérito que devia e dizer-lhe que ganhou o meu respeito, a minha admiração e a minha amizade.

Por ultimo agradecer ao Pedro o empenho e a confiança que sempre transmitiu à equipa, a forma incansável como se dedicou. Foi um prazer travar mais uma batalha do teu lado, e espero que saibas que poderás sempre contar com o meu apoio, o meu trabalho e o meu empenho nas lutas que se avizinham.

2 comentários:

Paulo Lontro disse...

Boa sorte.
Parabéns por seres fiel aos valores em que acreditas e por eles dares o teu contributo à sociedade.

Gata2000 disse...

Paulo - Obrigada.
Acredita quando te digo que não é fácil dispender do pouco tempo que tenho para a familia e "entregá-lo" à causa publica. São muitas noites em claro, muitas vezes em discussões estereis, outras de onde saiem algumas boas ideias.
Ao contrário do que a maioria das pessoas julga, não é por dinheiro - os eleitos para a assembleia de freguesia ganham no máximo 800 euros num ano, são 13 ao todo na minha freguesia dispersos pelas diversas forças politicas, os outros (como eu) ganham absolutamente nada.
Quem está na politica por principios não ganha dinheiro, ganha em consciência civica, em entrega em prol de todos, em dar voz aos valores, e isso vale muito mais que uns poucos euros.