quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Chef de Haute Cuisine

Quando eu era "piquena" a minha mãezinha contava-me uma história muito apropriada à época - saídos dos calores de 74, mas ainda com resquícios ditatoriais - em que uma menina linda de cabelos de oiro descobria as maravilhas que podiam resultar do uso dos seus 10 melhores amigos - os dedinhos - e tornar-se assim numa fada do lar.
Não meus caros, o uso dos dedinhos era nas tarefas domésticas, mas que porra, tenho de estar sempre alerta para vocês não desatarem pr'ai a dizerem disparates digitais e analógicos!
Ora eu estou muito satisfeita por ter reencontrado os meus dedinhos, não que seja uma fada do lar em toda a latitude da palavra que continuo sem passar a ferro - há limites - e também não ganhei cabelinhos de oiro, ou já estaria carequinha de tanto os arrancar para vender as jóias da coroa.
Mas descobri as delicias de cozinhar depois da minha amiga C. me ter indicado um livro de dietas, que certamente me iria fazer abater a pança. C. querida, nem sei como te agradecer, é que o livrinho não me tirou a pança para tem umas receitas de comer e chorar por mais.
Agora dou por mim a fazer espetadas de peixe, cogumelos recheados de espinafres, enfim o orgulho de qualquer mãe saída de um Maio de 68 a caminho de uma revolução dos cravos, uma verdadeira chef de haute cuisine, mas sem a mariquice dos pratos minúsculos que se vêm nesses restaurantes finórios, que nos vendem gato por lebre ao mostrarem um lombo de vitela de 2 cm de largura a custar 50€.

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Pensei que tinha sido por o livro ser muito pesado e fazeres muito exercício ao manuseá-lo, mesmo sendo com os dez dedinhos!

Gata2000 disse...

Rafeiro Perfumado - Ò seu rafeiro então tu não sabes que não há nada como uns dedos maravilha para fazer uma mulher feliz?!

LBJ disse...

Agora não sei porquê deu-me fome :)

Beijos

Gata2000 disse...

LBJ - Se estivesses por perto convidava-te para um fraguinho com gengibre na caçarola e uns legumes assados no forno, com umas pêras mergulhadas em chocolate para sobremesa.
:)