segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O tempo cura


Não há muito tempo atrás, uma amiga chorava-se no meu ombro porque tinha acabado com o namorado.
Que nunca mais na vida ia ser feliz, que a vida para ela tinha acabado com o namoro, que ele era o homem da vida dela e que nada ia mudar isso, e que como corolário isso lhe iria terminar com qualquer projecto de vida que eventualmente ela tivesse tido no passado.
Nesse dia consolei-a a melhor que pude, dei-lhe os mimos que ela precisava, tentei fazê-la entender que dali a uns tempos ela iria pensar de outra forma, que eu mesma já tinha estado naquela posição, mas que tinha encontrado o amor verdadeiro, que ele não a merecia, que ela era boa demais para ele, enfim tudo o que uma boa amiga deve dizer para atenuar a dor de alguém que sofre e de quem se gosta.
Quem nunca teve um grande amor que se perdeu nas encruzilhadas da vida?
Poucos devem ser aqueles a quem o amor não pregou partidas, quem nunca se sentiu traído por Vénus que atire a primeira pedra, aqueles a quem nunca passou pela cabeça que o chão lhes tinha sido tirado, tipo tapete, debaixo dos pés por causa de um mal de amor não podem compreender a dor que se sente.
É uma falta, um pedaço de nós que se descarna, uma ferida sempre aberta, uma desconfiança permanente.
Mas o tempo dá-nos a lucidez da maturidade, o que hoje nos parece verdade pode mudar amanhã. A vida não se esgota num namoro, numa relação, num casamento.
Por vezes as coisas não resultam, mas a vida não termina, todas as feridas saram, e um dia compreendemos isso mesmo, ao depararmo-nos com um novo sopro de felicidade.
A minha amiga percebeu recentemente que eu tinha razão, e agora está feliz, e eu estou feliz por ela.
O tempo cura, é só esperar que o amor nos bata novamente à porta, porque na realidade ele anda por aí, basta abrir os olhos e o coração.

24 comentários:

Paulo Lontro disse...

A vida é o presente, o passado e o futuro são construções da nossa mente. A atitude da tua amiga é natural, normal mas inevitavelmente não há ninguém que queira ser infeliz. Eu sei que isto é um pouco espiritual mas eu gosto de pensar que ser feliz é uma inevitabilidade se vivermos uma vida de equilíbrio e contribuição.

Anónimo disse...

Cura!?
A mim...atenuou...a dor.
A pena acho que vai sempre existir!

Boa semana, querida Gata.

Gata2000 disse...

Paulo - Concordo quando dizes que a vida é o presente, mas o passado contribui para o que somos no presente e até no futuro, não acho que seja uma cosntrução da nossa mente, já o futuro, esse é incerto e será sempre uma janela aberta de oportunidades.
Já ser feliz é uma escolha, ou deixamos que a vida nos abata com as suas dificuldades, ou aproveitamo-la o melhor que sabemos.

Gata2000 disse...

Anónimo - Cura! A mágoa pode ficar, e até o sentimento de "o que poderia ter sido" , mas se deres tempo suficiente, cura, mais ano menos ano.
:)

K disse...

Pois é minha linda, que te dou toda a razão, todavia o facto de estarmos cientes que "amanhã" será um novo dia e que o tempo tudo cura, seja relativamente a (des)amores ou outra coisa qualquer, não ameniza a dor que se sente. Somente nos traz o conforto de sabermos que passará. Mais cedo ou mais tarde. Preferencialmente mais cedo que a vida não está para tristezas. Não está efectivamente, porém às vezes é necessário senti-la, assim num género de restart.

A vida cansa. Ser independente cansa ainda mais e pode por vezes confundir-nos um pouco.

Tu não me ligues. Isto não anda grande coisa, que é para não dizer que anda uma bela merda. Whatever. I will survive.

Gata2000 disse...

K - Gostei da imagem do restart, por muito que a vida canse, estarei sempre aqui para te ligar, ah pois claro que sim!

K disse...

Grazie mille carina!

Mas tenho para mim que apenas nós nos podemos ligar/desligar. Os outros podem dar-nos uma abanão, ou estarem presentes aquando da reparação, não vá alguma coisa ficar mal.

Gata2000 disse...

K - Às vezes até é melhor nem dar abanão nenhum, sabes que já vi muito boas amizades acabarem por causa de males de amor alheios. Eu estou sempre do lado dos meus amigos(as), mas quando toca a marido e mulher, o ditado popular é muito sábio - não se mete colher, até se pode dar um conselho tímido, que são de borla e como as cerejas, e nos casos mais flagrantes tentar abri os olhos dos mais incautos, mas sabes bem que mais cego é aquele que não quer ver, e quando chega ao coração é normalmente o que acontece.

K disse...

Gatinha ronron, desculpa se te induzi em erro com o meu discurso, sei que não ando a fazer muito sentido, porém não falava (somente) de males de amores. Falava sim, e pegando no que escreveste, de momentos em que nos encontramos no lado negro da vida e mais cabisbaixos, momentos esses por vezes precedidos de outros momentos de alarme que teimamos não ver apesar de quem nos rodeia nos alertar. Falava mais desse abanar, ou de quem nos ampara o choro e a maleita (que pode igualmente advir de um mal de amor, mas não só). Falava de, não obstante a negrume em que nos encontramos mergulhados, e independentemente da sua causa, sabermos que o amanhã será um novo dia, mas que as coisas, essas, mesmo as más, também têm que se sentir.

Continuo confusa?!

Gata2000 disse...

K - Não. Eu percebi-te à primeira, mas peguei no teu discurso e aprofundei uma parte do que tinha ficado por dizer no post.
E tens razão, amanhã é um novo dia e sempre será.

K disse...

Desculpa então não ter percebido que havias percebido e de, por isso, andar às voltas com o discurso.

Dava jeito era que o amanhã chegasse!

Gata2000 disse...

K - dava jeito conhecer o amanhã, para caso não ser do nosso agrado o podermos alterar.
E anda lá as voltas no discurso as vezes que quiseres, que eu prometo que te acompanho.

K disse...

Se o amanhã for como o hoje, e como os dias precedentes, não me agradará de todo! Por isso é que me dava jeito que o amanhã, aquele amanhã que é um novo dia, chegasse.

FATifer disse...

“…porque na realidade ele anda por aí, basta abrir os olhos e o coração.”

I want to believe…

Beijinho,
FATifer

Gata2000 disse...

K - agarra-te a ele e torna-o num dia bom, todos os outros que se seguiram serão certamente melhores!

Gata2000 disse...

Fatifer - Acreditar é o primeiro passo meu caro, daí até acontecer é um instantinho!

K disse...

Minha querida, eu não tenho qualquer dúvida que dias melhores virão; actualmente é que não ando grande espingarda e por muito que me esforce para que o dia seja bom padeço de um qualquer desequilíbrio químico cerebral e basta qualquer coisinha que mexa com a minha sensibilidade para me deixar à beira do pranto. Olha, lembrando que sou caranguejo, imagina lá um sem a carapaça? Pois, é mais ou menos assim que me sinto...

Isto passa. Eu sei. A bem, a mal ou à porrada!

Gata2000 disse...

K - Dear começo o genero, tenho uma carangueja lá em casa!
Se precisares de quem te dê uns tapas, eu posso por-me na fila!
LOL
Tenho andado a pensar em comprar um saco de areia para aprender a dar socos, assim saia-me mais barato!
AHAHAH

Gata2000 disse...

K - Dear começo o genero, tenho uma carangueja lá em casa!
Se precisares de quem te dê uns tapas, eu posso por-me na fila!
LOL
Tenho andado a pensar em comprar um saco de areia para aprender a dar socos, assim saia-me mais barato!
AHAHAH

K disse...

Assim realmente és capaz de me fazer reagir...além de que passo a gostar mais de ti! (não, não é na base do quanto mais me bates mais gosto de ti, é mesmo pela resposta!)

E sim, eu sou carangueja, mas asseguro-te que isto não é normal em mim, daí que tenha perfeita consciência que não ando bem. Mas como já te disse, isto passa!

FATifer disse...

Já ouvi defender a teoria oposta … que é quando deixamos de acreditar que acontece…

Posso ter esta mania de ser “especial” mas o facto é que comigo não acontece… acredite ou não… e até sei que a “culpa” é minha (pelo menos em parte).

Aprecio o teu optimismo… (só gostava que tivesses razão!)

Beijinhos,
FATifer

Gata2000 disse...

K - Se assim te faço reagir, esou esperançada! Mas pelo pouco que conheço de ti, e pelo muito bom juizo de caracteres que costumo ter (raramente me engano, embora aconteça), acho que posso afirmar com toda a propriedade que te vai saltar a tampa por estares a ser o que não és, e qual feniz renascida aparece por debaixo dessa outra que usa o teu nick a verdadeira K que tanto adoramos!

Gata2000 disse...

FATfifer - A teoria de que quando deixamos de acreditar acontece não sou apologista, mas sim da teoria de que quando não procuras aparece, o que é completamente diferente. Senão vejamos, quando procuras tens nos olhos o rasgo de animal ferido numa busca desesperada por uma presa, e isso afasta qualquer possibilidade de contacto por parte da "presa", por se sentir em perigo.
Quando deixas de procurar o olhar muda, e já não és um predador. Ao contrário do que muitos homens sugerem, nunca foi da opinião que quem escolhe são eles, antes são escolhidos, e isso não acontecerá se a "presa" se sentir acossada.
Já quanto ao facto de achares que a culpa é tua...acho que já afloramos essa questão bastante superficialmente na "orgia", e vou voltar a dar.te uma opinião:
1) não acredito em culpas, acredito em faltas de vontade para mudar algo que sabemos que está mal;
2) se estiver na tua mão, vai à luta, o pior que te pode acontecer é perderes a batalha, mas a guerra essa é feita de muitas perdas e ganhos, mesmo que os danos colaterais te afectem directamente, ganhas coragem de novo e partes para a próxima.
Nunca ouviste dizer: "no pain, no gain."
Mãos à obra!

K disse...

Deixaste-me entre a gargalhada e lágrima ao canto do olho (que me remete logo para aquela música que nem sei de quem é)! Agradeço-te o apoio e teres permitido o meu desabafo no teu canto. Eu, tal como tu, não duvido que volto a renascer. Dava jeito era deixar de ser duas (ou muitas) e passar a ser só uma!
Agora acho que vou ali armar-me em gaja e calçar os botins novos rezando para que não me atire dali abaixo. O decote do vestido já sei que atrai olhares, porém dispensava que figuras tristes em cima de saltos atraíssem ainda mais!